Geografia de Angola

Angola está localizada na Costa Ocidental de África (Região Austral). Faz fronteiras a Norte e Nordeste com a República Democrática do Congo e Congo Brazzaville, a Leste com a Zâmbia, a Sul com a Namíbia e a Oeste é banhada pelo Oceano Atlântico.

Tem uma superfície de 1.246.700 Km2, e está dividida em 18 províncias, sendo Luanda a sua capital. É o sétimo maior país de África pela sua superfície.

Apesar de estar localizada numa zona subtropical, Angola tem um clima que não é caracterizado por aquela condição, devido a confluência de factores como a corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da Costa e o relevo no interior : A influência do deserto do Namibe.

Deste modo, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas, de Outubro a Abril, e a Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas.

Por outro lado, enquanto a Costa apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul, e dos 800 mts para os 50 mts, com temperaturas médias anuais acima dos 23°C. A zona do interior pode ser dividida em três áreas:

Norte com grande pluviosidade e temperaturas altas ; Planalto Central com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19°C ; Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do deserto do Kalahari e a influência de massas de ar tropical.

Com uma Costa atlântica de 1.650 kms, onde os rios caudalosos desaguam em amplos estuários depositando sedimentos arrastados das zonas planálticas, formaram-se numerosas ilhas, baías e restingas, onde se localizam excelentes praias. Salientam-se os rios Kuanza, Kubango, Cassai e Cunene. O rio Zambeze faz uma pequena incursão por Angola antes de entrar para a Zâmbia

As características climáticas originaram uma diversidade na cobertura vegetal, proporcionando habitats próprios e uma grande variedade de animais. Em Cabinda, a norte, encontramos a floresta densa e húmida do Maiombe, rica em madeira, e onde se encontram gorilas. A sul do Zaire e bacias do Kuanza, Kuango e Kuito, afluentes do rio Cassai, predomina a floresta e savana. Na zona planáltica encontra-se a floresta aberta com vegetação e fauna características. Mais a sul está o deserto do Namibe onde se pode encontrar uma espécie vegetal, única no Mundo, a Welwistchia Mirabilis.

Entre as espécies da fauna selvagem, realce para a Palanca Negra, animal raro que se encontra na provincia de Malanje. Existem também o elefante, o leão, a pacaça, o leopardo, zebra, ímpala, girafa, veado, hiena, entre outros, espalhados por diversos parques naturais

Angola é também rica em belezas naturais que proprocionam paisagens espectaculares destacando-se as formações rochosas, várias quedas de água, com destaque para as de Kalandula (Malanje), lagoas e rios. O país é rico em recursos minerais e o seu subsolo abriga muitos minerais importantes para o comércio mundial como o petróleo, diamantes, gás natural, ferro, cobre e ouro..

Sobre Nós

Aqui você poderá encontrar informações sobre Angola, o nosso povo e Governo, a nossa geografia, economia, principais parceiros comerciais e muito mais. Dos 50 Estados e territórios que constituem os Estados Unidos da América, o Consulado Geral de Angola em Los angeles tem jurisdição sob 13.

Telefone: (323) 219-0014

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions