Produção de fuba deve aumentar no município do Nzeto

Produção de fuba deve aumentar no município do Nzeto

A produção actual de dez toneladas/mês dá para alimentar duas mil famílias, se se tiver em conta o consumo de cinco quilogramas por família – explicou a Directora Margarida de Almeida.

Dados do Censo Geral da População 2014 apontam quarenta mil 440 habitantes para o município do Nzeto, 21 mil 173 dos quais na sede municipal.

“A perspectiva é de produzirmos cerca de cinco toneladas por semana, a breve trecho. Já estamos a lutar neste sentido” - disse a directora.

A também engenheira agrónoma justificou a necessidade do aumento da produção com o facto de os produtos da fazenda serem muito procurados: “Os ovos são muito procurados, a nossa fuba é muito procurada”.

Apesar da produção ser satisfatória (comparada com a procura), disse que parte do trabalho deixou de ser mecanizada, sobretudo o descasque da mandioca, para que o produto final seja adequado à população.

Para a obtenção de uma fuba com as características de Angola e de alta qualidade, alia-se o processo tradicional ao mecânico. A mandioca é descascada de forma manual.

“Neste momento, estamos com 200 hectares disponíveis para a produção da mandioca, mas só 100 é que estão cobertos com o sistema de rega. Significa que temos feito muita ginástica para tirar as mangueiras do sítio onde está a mandioca, já um pouco crescida para outros lugares, onde inicia a produção. Isto cria grandes constrangimentos”, justificou.

Em sua apreciação, com todo o sistema de rega, pode-se produzir a mandioca todo o ano e teria outros níveis de produção de fuba para abastecer vários mercados do país. Apontou que seriam necessários valores equivalentes a 150 mil dólares para se comprar o equipamento completo para cobrir os 400 hectares da fazenda.

Fonte: Angop

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

Aqui você poderá encontrar informações sobre Angola, o nosso povo e Governo, a nossa geografia, economia, principais parceiros comerciais e muito mais. Dos 50 Estados e territórios que constituem os Estados Unidos da América, o Consulado Geral de Angola em Los angeles tem jurisdição sob 13.

Telefone: (323) 219-0014

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions