Capacidade de corte de madeira estimada em 500 mil metros cúbicos

Capacidade de corte de madeira estimada em 500 mil metros cúbicos

Angola possui reservas de madeira estimadas em 4,5 mil milhões de metros cúbicos e uma superfície florestal avaliada em cerca de 69 milhões e 300 mil hectares, o que representa 55,6 porcento da superfície territorial angolana.

Indústria de corte de madeira na província do Moxico (Arquivo)

Com esse potencial, o país apresenta, neste momento,  uma capacidade  anual de  corte permissível na ordem de  500 mil metros cúbicos de madeira, um volume que não coloca em risco a sustentabilidade da  floresta.

Nesta  vertente,  regista-se um incremento natural derivado da  capacidade de auto-renovação estimada em 0,11 metros cúbicos ao ano, nos diferentes ecossistemas florestais do país,  o que perfaz um crescimento global da floresta de sete milhões e 590 metros cúbicos ao ano, informou hoje, em Luanda,  o secretário de  Estado da Agricultura para a área Florestal, André Moda, quando falava a propósito da situação prevalecente no sector florestal nacional.

Para além dos  recursos que representam a floresta natural, o país conta  ainda com um potencial de florestas plantadas,  constituídas por  eucaliptos, pinhos e outras espécies exóticas  que ocupam uma superfície de cerca de 140 mil hectares.  Estas  estão  localizadas  no planalto central, nas zonas de convergência entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e  Huíla, informou disse .

Actualmente  os níveis médios de corte de madeira são aceitáveis. Em média o volume de madeira abatida  nos últimos 3 a 5 anos está a volta de  200 mil metros cúbicos (cerca de 40 porcento da capacidade anual de corte permissível).

Entretanto,  dados provisórios do exercício da campanha florestal  2017,  indicam que o sector  florestal arrecadou a favor do Estado cerca de  um bilião e quinhentos milhões de kwanzas,   resultantes do processo da  emissão de  licenças, taxas, emolumentos e multas diversas.

FONTE: ANGOP

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

Aqui você poderá encontrar informações sobre Angola, o nosso povo e Governo, a nossa geografia, economia, principais parceiros comerciais e muito mais. Dos 50 Estados e territórios que constituem os Estados Unidos da América, o Consulado Geral de Angola em Los angeles tem jurisdição sob 13.

Telefone: (323) 219-0014

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions