Aprovados diplomas de carácter social e político

Aprovados diplomas de carácter social e político

A Proposta de Lei das Expropriações, que estabelece os princípios e os procedimentos a observar nos processos de expropriação por utilidade pública, realizados pelos órgãos competentes da administração pública, foi apreciada hoje, quarta-feira, em sessão do Conselho de Ministros.ª

A referida proposta de Lei será remetida à Assembleia Nacional nos próximos tempos, conforme indica o comunicado de imprensa da sessão do Conselho de Ministros, orientada hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

O conselho aprovou um regulamento que define as regras, os procedimentos e os critérios a que devem obedecer os órgãos da administração pública e autonomia no processo de realojamento de comunidades e agregados populacionais residentes em áreas objecto de requalificação e reconversão urbana, acautelando, deste modo, a prossecução do interesse público e a protecção dos direitos e interesses dos cidadãos.

No âmbito da regulamentação da Lei dos Contratos Públicos, com vista a assegurar a sua eficaz aplicação, o órgão apreciou um conjunto de diplomas legais, designadamente um regulamento aplicável à Formação e Execução do Acordo-Quadro, um regulamento relativo ao Cadastro e Certificação de Fornecedores do Estado, entre outros.

O regulamento sobre a declaração de bens e rendimentos e a declaração de imparcialidade, confidencialidade e independência na formação e execução dos contratos públicos, assim como um regulamento sobre a taxa a cobrar pela disponibilização das peças dos procedimentos de contratação pública foram analisados.

Um outro regulamento sobre os cadernos de encargos-tipo para as empreitadas de obras públicas, aquisição de bens e de serviços também foi apreciado.

O encontro aprovou um diploma legal que institui a obrigatoriedade de sujeição a análises laboratoriais de produtos destinados ao consumo, tais como alimentos, aditivos alimentares, bebidas, medicamentos para uso humano e veterinário, cosméticos, brinquedos, fertilizantes, pesticidas, sementes, entre outros, com o objectivo de garantir um maior controlo e fiscalização destes.

Este diploma cria igualmente a Rede Nacional de Laboratórios de Controlo de Qualidade e define as regras a observar quanto à coordenação dos laboratórios encarregados das referidas análises, de acordo com o comunicado.

No domínio da cultura, o Conselho de Ministros aprovou um regulamento da Lei dos Direitos de Autor e Conexos, diploma legal que estabelece as regras e os procedimentos relativos à organização e exercício da actividade das Entidades de Gestão Colectiva, entendidas como pessoas colectivas privadas, dotadas de personalidade jurídica e constituídas sob a forma de cooperativas ou sociedades civis.

Tem por objecto a definição dos mecanismos de cobrança e distribuição de direitos de autor e conexos, no território nacional.

No âmbito da política externa, o órgão aprovou um conjunto de tratados bilaterais que versam sobre a facilitação de vistos em passaportes ordinários entre os Governos da República de Angola e da República de Moçambique.

Ainda no capítulo da política externa, foram aprovados o tratado bilateral sobre a cooperação e facilitação de investimentos entre os Governos da República de Angola e da República Federativa do Brasil, assim sobre a pesca e aquicultura entre os Governos da República de Angola e da República da Argentina.

O tratado bilateral sobre a promoção de investimentos nos sectores da indústria, agricultura, energia e serviços entre os Governos da República de Angola e da República Federativa do Brasil, e sobre as pescas e a aquicultura entre os Governos de Angola e de Cuba também mereceu a aprovação do conselho.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions