Angola e Santa Sé avaliam cooperação

Angola e Santa Sé avaliam cooperação

Luanda - As condições para a assinatura do Acordo-quadro de Cooperação entre Angola e a Igreja Católica foram avaliadas nesta quarta-feira, em Luanda, num encontro entre o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o núncio apostólico, Peter Rajic.



Manuel Augusto, Ministro das Relações Exteriores (dir.) recebe em audiência o Núncio Apostólico em Angola Dom Petar Rajic

 

Em declarações à imprensa no final do encontro, o núncio apostólico em Angola e São Tomé informou que existe uma boa base em texto para o acordo, faltando o acerto de pormenores para a sua posterior assinatura.


Disse que o acordo deve priorizar o reconhecimento da Igreja Católica como um parceiro do Estado e dar garantias que permitam trabalhar livremente em Angola nos domínios espiritual, da educação, ensino e saúde ou outros, mas, sem se imiscuir nas questões de Estado.


No entanto, não avançou datas, acreditando que o documento possa ser rubricado "nos próximos tempos".


Para o núncio apostólico, com o Acordo-quadro, que antes era designado por Concordata, Angola entraria no rol de países do mundo com relações privilegiadas com a Santa Sé, no esforço conjunto pelo povo e na busca do bem comum.


Não obstante isto, existem já boas relações entre Angola e a Santa Sé.


Por outro lado, Peter Rajic reconheceu a necessidade de investimentos e passos legais para a extensão do sinal da rádio Eclésia no país.


O religioso informou que se deverá prestar ainda atenção à formação de quadros e na aquisição de equipamentos para a rádio adstrita à Igreja Católica.   


Dá-se o nome de Concordata ao tratado internacional celebrado entre a Santa Sé e um Estado, usualmente com a finalidade de assegurar direitos dos Católicos ou da Igreja Católica naquele Estado. Muitas foram assinadas quando os Estados se laicizaram, como forma de garantir direitos para a Igreja e permitir sua existência em tais países.

 

FONTE: ANGOP

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

Aqui você poderá encontrar informações sobre Angola, o nosso povo e Governo, a nossa geografia, economia, principais parceiros comerciais e muito mais. Dos 50 Estados e territórios que constituem os Estados Unidos da América, o Consulado Geral de Angola em Los angeles tem jurisdição sob 13.

Telefone: (323) 219-0014

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions